Impacto das inovações tecnológicas no período de pandemia



Se estivéssemos escrevendo esse texto no mesmo período do ano passado, talvez a visão seria totalmente diferente, pois estávamos vendo o começo de todo efeito devastador da pandemia que já se espalhava pelo mundo. A grande questão daquela época era que sabíamos que seria inevitável um lockdown, o que não tínhamos ideia é de quanto tempo isso duraria e principalmente, qual seria o real impacto para todos nós.


Toda essa mudança repentina, fez com que até os mais resistentes ao mundo digital se moverem para esse caminho e de forma muito rápida se fizessem presentes na internet e aquilo que mencionamos como uma visão de futuro, chegou na voadora com os dois pés na porta e se tornou o nosso presente, Home office, atendimentos totalmente online, interação a distância, videochamadas e consumo de praticamente tudo através da internet, parece meio exagerado falar dessa forma, mas posso provar com alguns números:


O E-commerce brasileiro cresceu cerca de 50% em volume de compras em 2020 e marketplaces de delivery cresceram mais ainda, abaixo um gráfico da média de pedidos no ifood ao longo dos últimos anos:


A primeiro momento olhamos com otimismo todo esse crescimento no mercado digital, mas não podemos esquecer que estamos passando por uma pandemia devastadora que não apenas tirou milhões de vidas mas também começa a dar sinais do seu impacto negativo também na internet. Com o aumento do desemprego e desaceleração da economia, tornou-se ainda maior o distanciamento entre as classes sociais, fazendo com que muitas pessoas em situação de pobreza perdessem o acesso à internet por questões econômicas. Por um lado onde vemos o crescimento no consumo através da internet, mas por outro vemos também uma queda abrupta nos números de novos usuários e isso não sou eu quem estou falando é próprio google:





Se existe uma conclusão para esse assunto? Acredito que não, ainda tem muita coisa para acontecer que com certeza continuarão impactando nossas vidas e entre todas as “oportunidades que toda crise expõe” existe também um mundo real que vai além das percepções dos gráficos e que sente na pele tudo que acontece. Mas porque to falando tudo isso? Porque acredito que acima de tudo a internet, as tendências e as tecnologias são feitas de gente de verdade e se voltarmos o nosso olhar não somente para as tecnologias mas também para o ser humano, provavelmente estaremos mais perto de entender as novas oportunidades, desafios e riscos que vem pela frente.



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo