Já faz um tempo que o home office deixou de ser um sonho no passado e se tornou não só uma realidade, mas também a única alternativa para diversos segmentos continuarem funcionando durante o período de quarentena.
Na teoria parece simples, faça o que você precisa fazer, só que de casa, converse o que precisa conversar, só pela internet, entregue o que precisa entregar… Onde? Como? Pra quem? Quando?
Parecem ser perguntas simples, mas a real é que toda empresa é como um organismo vivo, que mesmo com todos os seus defeitos ela tem seu jeitinho particular de tudo funcionar e para muitas empresas o home office veio e deixou todo mundo perdido nos primeiros dias.
Para tentar deixar esse texto menos com ar de crônica e ficar mais didático, vamos elencar três dos desafios mais comuns enfrentados no trabalho remoto e logo abaixo a nossa visão de como resolver.
1 - Estabelecer uma rotina normal de trabalho.
Talvez esse seja um dos principais desafios para quem nunca trabalhou de casa, entender os limites entre estar trabalhando e estar em casa, não se distrair com os afazeres domésticos ou não se perder no trabalho e não saber a hora de trabalhar. Nesse caso o que sempre funciona é estabelecer as rotina do dia como se estive indo trabalhar, defina a hora de acordar, vista-se como se estive indo para o trabalho, estipule a hora de começar, as pausas e principalmente a hora de parar, em alguns casos é muito comum inverter os
horários, trabalhar até tarde e ter a sensação que nunca para de trabalhar.
2 - Organização e entrada de demandas.
Outra dificuldade dos marinheiros de primeira viagem do home office é organizar as demandas de trabalho. Parece muito fácil na teoria, mas na prática é muito comum principalmente pequenas empresas não se atentarem para a gestão das tarefas e rotinas do dia a dia, e esse talvez seja o principal vilão da produtividade, não ter no campo de visão, o que está sendo feito, por quem está sendo feito e principalmente quando precisa entregar a demanda. Nesse caso, nossa dica é utilizar um sistema de gestão de tarefas, aqui na agência usamos o Trello, que é um sistema gratuito, fácil de usar e muito intuitivo. Existem outras ferramentas como o Runrun It, Pipefy, Pipedrive para quem trabalha com vendas entre milhares de outros entre gratuitos e pagos que podem ser uma mão na roda para dar mais organização e consciência no processo de gestão de tarefas em equipe.
3 - Engajar a equipe a continuar produzindo.
Home office parece uma boa ideia quando pensamos que não vamos precisar pegar trânsito para chegar ao trabalho, que podemos trabalhar no conforto de casa, poder ir no seu próprio banheiro e assaltar a geladeira quando der vontade, mas a real é que depois de uns dias começa a bater aquela bad vibes e em muitos casos a falta de interação real pode ser enlouquecedora. Mas beleza, como resolver isso? Uma forma que encontramos e foi muito eficiente, foi criar uma sala de vídeo, onde todos entravam e saiam seguindo os horários normais de funcionamento aqui da agência, assim conseguimos de forma muito rápida resolver pequenas questões por alí mesmo, sem contar que ver a carinha de todo mundo todo dia, mesmo que de forma virtual ajudava a manter o espírito de equipe, afinal tava todo mundo alí. Nós recomendamos 2 ferramentas para essa finalidade, o Zoom, para que precisa conectar mais de 10 pessoas ao mesmo tempo, mas no caso ele é uma ferramenta paga e na versão gratuita acaba não atendendo essa demanda. Outra opção é o
Google Meet, que é muito fácil de usar e é gratuito para chamadas com até 10 usuários
simultaneamente.
O importante é lembrar que o home office foi um divisor de águas para muitas empresas, principalmente as relacionadas a tecnologia e prestação de serviços, pois muitas perceberam que o home office é a melhor opção para elas e muitas nem sequer pretendem voltar ao modelo tradicional.
Era comum dizermos sempre “O mundo está mudando", mas agora é mais correto dizer “ O mundo mudou”, e nós mudamos com ele.
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