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O WhatsApp como ferramenta de Marketing

Atualizado: 8 de abr. de 2018


O aplicativo já usado para a comunicação com clientes, ganha a versão específica para empresas, o WhatsApp Business.


Dourados (MS) - O WhatsApp (zap zap para os mais desapegados das normas padrões) lançou, nas últimas semanas, a sua versão exclusiva para micro e pequenas empresas: O WhatsApp Business.

Desde que o aplicativo se tornou indispensável na comunicação entre usuários de Smartphones, empreendedores também o adotaram para a comunicação quase total entre empresas e clientes.

Mas como todo mundo que tem o contato com o aplicativo, você também deve estar se perguntando “mas qual a vantagem do empreendedor em usar essa nova versão?” Aqui, enumeramos algumas delas:

Recursos de interação com os clientes e automatização da comunicação de maneira mais formal

Na nova versão, é possível automatizar a comunicação com padrões pré-estabelecidos, de uma maneira formal e personalizada, respondendo as perguntas básicas de primeiro contato. Essa funcionalidade é muito útil para o caso de divulgação de promoções, inscrições ou até mesmo captura de lead para seu negócio.

Conta da empresa verificada e sinalizada como comercial

O selo de autenticidade da sua conta confere maior credibilidade para quem entra em contato em busca de algum produto ou serviço. Embora seja apenas um detalhe, o símbolo de verificação vai atrair e conquistar a confiança inicial do seu cliente, que também estará seguro de que se trata realmente de uma conta comercial.

Permite a utilização de um número de telefone fixo

Um dos grandes problemas enfrentados por quem trabalha atualmente com a versão comum do WhatsApp, é que as mensagens pessoais e comerciais estão todas dentro do mesmo aplicativo, o que impossibilita um direcionamento específico de contatos pessoais e comerciais. Isso acaba com a utilização de um número específico de telefone móvel da empresa ou até mesmo de um número fixo, agora liberado pelo aplicativo.

Etiquetas

A criação de tags permite que você segmente seu público por interesses, estágio de contato, localidade e muitas outras possibilidades, o que facilita na hora de direcionar as mensagens, que certamente terão o objetivo alcançado mais facilmente, já que você segmentou previamente aquele grupo específico de pessoas com base nos seus dados e interesses.

Agendamento de mensagens

Agendar o disparo automático de mensagens pode ser a solução para lançamento de campanhas, informativos e até mesmo lembretes cotidianos internos para sua equipe de trabalho.

Métricas de mensagem

Com essa funcionalidade, é possível medir o engajamento como taxa de resposta e interesses do seu público com base na quantidade de conversas efetivas.


Em suma, a versão possibilita a criação de campanhas de vendas mais efetivas, focadas nos interesses e comportamentos, bem como planos de ações e ativações em vendas.É válido ressaltar que, embora o WhatsApp seja um aplicativo que te aproxima do público, ele ainda é uma ferramenta de permissão, ou seja, só será de fato efetivo se direcionado para pessoas que tem interesse em conversar com a sua marca. Assim, o ideal é que o aplicativo empresarial seja utilizado para ações específicas de marketing como aviso de promoções ou lançamentos, responder dúvidas ou a comunicação interna da sua empresa. Utilizar o WhatsApp para atendimento pode ser um risco se você possui alto número de mensagens. É essencial que isso seja observado com antecedência, pois deixar o cliente sem respostas é 100% de certeza de perda do contato.

O WhatsApp Business é uma ferramenta e como tal deve ser usada para auxiliar no contato entre empresa e cliente. A utilização correta e consciente pode trazer resultado positivos, ao mesmo tempo em que o uso sem direcionamento adequado pode ter efeito quase nulo nas suas ações de marketing. O ideal é que ele some à um planejamento estratégico bem elaborado e, a partir daí, trará resultados para o seu negócio.

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